Curso Prevenção

Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar e outros espaços: fortalecendo as redes sociais e de cuidados

Alunos e Alunas para acessar a plataforma EAD clique no link abaixo

Momentos do Curso 1

No dia 06/04 iniciou o Curso de Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar e outros espaços: fortalecendo as redes sociais e de cuidados.

Na parte da manhã tivemos a abertura oficial do curso com a presença da Universidade La Salle representada pela coordenadora de cursos de extensão Suzan, da Secretária de Saúde Ana Boll, da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos Sr. Irany e do Prefeito Leonardo Pascoal. A aula inaugural foi ministrada pela Dra. Maria Fátima Sudbrack da UNB.

Na parte da tarde a primeira aula - Módulo 1: O uso de substâncias psicoativas no Brasil: Epidemiologia, Legislação, Políticas Públicas e Fatores Culturais - Efeitos de substâncias psicoativas no organismo. Com Carla Dalbosco, Dionatan Dalenogare e Nino Marchi.

Momentos do curso 2

No dia 27/04 foi realizado o Módulo 2: Promoção da saúde integral e a proteção de adolescentes em situação de risco pelo envolvimento com drogas - O papel da família e da escola na formação do adolescente. Com a Dra. Tatiana Amato e a Educadora Helena Albertani.

Momentos do curso 3

No dia 25/05 foi realizado o Módulo 3: Fatores de risco e de proteção no envolvimento de adolescentes com drogas - a prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais - Detecção do uso abusivo e diagnóstico da dependência de substâncias psicoativas. Com as professoras Luciane Raupp e Samantha Torres.

Momentos do curso 4

No dia 29/06 foi realizado o Módulo 4: Intervenção Breve para casos de uso de risco de substâncias psicoativas, Encaminhamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas, As redes comunitária e de saúde no atendimento aos usuários e dependentes de substâncias psicoativas, A detecção e o atendimento a pessoas usuárias de drogas na rede da Atenção Primária à Saúde. Com Cassandra Bortolon e Manoel Garcia Junior

Momentos do curso 5

No dia 27/07 foi realizado o Módulo 5: O adolescente e o grupo de pares - Redes sociais e modelos de prevenção ao uso indevido de drogas na escola, As redes comunitária e de saúde no atendimento aos usuários e dependentes de substâncias psicoativas, A detecção e o atendimento a pessoas usuárias de drogas na rede da Atenção Primária à Saúde. Com Evelise Birck Rodrigues e Eroy Aparecida da Silva

Momentos do curso 6

No dia 31/08 foi realizado o Módulo 6: Elaboração dos projetos. Com as Professoras Denise De Micheli e Roselane Santos

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Promover a formação de educadores das escolas públicas, agentes sociais e de saúde, a fim de que estes possam atuar coletiva e articuladamente na promoção da saúde integral dos educandos, com ênfase na prevenção ao uso indevido de álcool e drogas bem como outros comportamentos de risco no contexto escolar.
Objetivos Específicos
1 - Fundamentar e instrumentalizar os participantes sobre as questões relacionadas ao uso indevido de álcool e outras drogas;
2 - Identificar os principais desafios para a implementação pedagógica da Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Drogas tanto na Educação, quanto nos demais espaços de convívio social;
3 - Esclarecer o papel dos educadores e de outros agentes sobre a temática de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas;
4 - Identificar as posturas mais adequadas para a realização o trabalho preventivo de forma confiante, crítica e eficaz;
5 - Favorecer a elaboração e aplicação de ações de prevenção nos diversos contextos em que as drogas se fazem presentes;
6 - Subsidiar os educadores e demais agentes para atuarem na mobilização e articulação da rede social interna e externa e no fortalecimento dos fatores de proteção no contexto escolar.
7 - Abordar conteúdos articulados aos eixos metodológicos apresentados no curso para a elaboração do Projeto de Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e outras Drogas com enfoque na educação para a saúde.
8 - Orientar com subsídios teórico-metodológicos e acompanhar a implementação do Projeto de Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e outras Drogas na escola, valorizando a sua integração ao Projeto Político-Pedagógico.

MÓDULOS

Módulo 1: O uso de substâncias psicoativas no Brasil: Epidemiologia, Legislação, Políticas Públicas e Fatores Culturais - Efeitos de substâncias psicoativas no organismo.

Módulo 2: Promoção da saúde integral e a proteção de adolescentes em situação de risco pelo envolvimento com drogas - O papel da família e da escola na formação do adolescente.

Módulo 3: Fatores de risco e de proteção no envolvimento de adolescentes com drogas - a prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais - Detecção do uso abusivo e diagnóstico da dependência de substâncias psicoativas.

Módulo 4: Intervenção Breve para casos de uso de risco de substâncias psicoativas, Encaminhamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas, As redes comunitária e de saúde no atendimento aos usuários e dependentes de substâncias psicoativas, A detecção e o atendimento a pessoas usuárias de drogas na rede da Atenção Primária à Saúde.

Módulo 5: O adolescente e o grupo de pares - Redes sociais e modelos de prevenção ao uso indevido de drogas na escola, As redes comunitária e de saúde no atendimento aos usuários e dependentes de substâncias psicoativas, A detecção e o atendimento a pessoas usuárias de drogas na rede da Atenção Primária à Saúde.

Módulo 6: Elaboração dos projetos

Equipe de Coordenação: Luciane Marques Raupp (Universidade La Salle); Roselane Santos dos Santos (Mestranda em Educação); Jorge Cristiano da Veiga (COMAD Esteio).

Público alvo: Educadores e Educadoras da Rede de Ensino do Município, Agentes Sociais (comunidade em geral) e da Saúde.

Data em que deve ocorrer: Abril a Setembro de 2019.

Horário: Encontros mensais aos sábados das 08h às 17h (encontros presenciais) em datas conforme cronograma, acrescidos de atividades semanais à distância que ocorrerão por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A carga horária será distribuída em 120h/a teórica (Presencial e EAD) e 80h/a de elaboração e aplicação do projeto, perfazendo um total de 200h/curso.

Local das aulas presenciais: Casa do Gaúcho no Parque de Exposição Assis Brasil (serão fornecidas refeições aos participantes gratuitamente =café da manhã, almoço e café da tarde=)

Datas das aulas presenciais: 06/04 aula inaugural

06/04 Módulo 1 

 27/04 Módulo 2 

 25/05 Módulo 3

29/06 Módulo 4 

 27/07 Módulo 5 

 31/08 Módulo 6

Nossa equipe de docentes

Carla Dalbosco: Psicóloga (1994) e Especialista em Atendimento Clínico com ênfase em Terapia Familiar Sistêmica (1998) pela UFRGS; Mestre (2006) e Doutora (2011) em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília - UnB. De 2008 a 2012 atuou como Diretora de Prevenção na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/MJ); desde 2015 é Assessora de Direção no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS), onde também atua como Docente Permanente e Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional em Álcool e Outras Drogas.

Cassandra Borges Bortolon: Graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul. Especialização em Psicologia Clínica, através do Curso de Psicoterapia Integrativa - Instituto Fernando Pessoa. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde, Farmacologia e Toxicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Pós-doc em Psiquiatria e Psicologia Médica, em curso - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Psicóloga Clínica. Foi supervisora e pesquisadora do Ligue 132 (antigo VIVAVOZ) - Serviço Nacional de Orientações e Informações Sobre a Prevenção do Uso Indevido de Drogas (UFCSPA / SENAD). Experiência no tratamento de usuários de drogas e familiares. Formação em Prevenção e Tratamento do Uso de Álcool e Outras Drogas - Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT). Integrante e Trustee da Addiction and the Family International Network (AfiNet). Diretora da Acurarte - Psicologia, Ensino e Saúde. Presidente da aMTepa - pesquisa e eventos para a saúde. Professora, Supervisora de Estágio e Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso, Curso de Psicologia no Centro Universitário da Serra Gaúcha. Co-orientadora de Mestrado na UFCSPA e UNIFESP. Psicóloga na Gressus - Clínica de Tratamento, Recuperação e Reabilitação para Dependência Química (São Paulo), sob direção do Dr. Ronaldo Laranjeira.

Denise De Micheli: Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (1997), concluiu Doutorado (Departamento de Psicobiologia) na Universidade Federal de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado em Ciências (Departamento de Pediatria) na Universidade Federal de São Paulo. É Professora Adjunta IV do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo; Foi coordenadora do curso de Medicina (UNIFESP) no período de 2013 a 2016 e Chefe da Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas (DIMESAD) entre 2012 a 2016. Coordenadora do grupo de pesquisa CIENSEA (CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA) registrado como Diretório de Pesquisa do CNPq desde o ano de 2012. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da UNIFESP e Coordenadora Pedagógica do curso de capacitação por Educação à Distância SUPERA (Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento) da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) do Governo Federal, ofertado a mais de 75.000 profissionais de saúde de todos os estados do Brasil. Consultora da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) e assessora ad hoc da FAPESP e de vários periódicos científicos. Publicou 6 livros Nacionais e 2 livros Internacionais, além de inúmeros artigos científicos. Editora Adjunta do períodico cientifico International Journal of Psychology and Neuroscience. BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE DO CNPq.

Dionatan Dalenogare Scheeren: Graduado em Psicologia pela Universidade La Salle; Atua em atendimento clínico individual com psicoterapia de orientação analítica; Participou em projetos de pesquisa referentes às aderência ao tratamento antiretroviral em HIV/AIDS; Membro atuante do 1° Levantamento do Uso de Álcool a Outras Drogas dos Alunos do Ensino Médio de Esteio

Eroy Aparecida da Silva: Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade Paulistana Organização Paulista de Educação e Cultura (1989) e Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011). É membro fundador e efetivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, Consultora - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Consultora ad hoc de várias revistas brasileiras. Coordenadora Clínica Escola - Unidade de Dependência de Drogas, Depto de Psicobiologia - Universidade Federal de São Paulo. Psicóloga contratada pela Associação Fundo de Pesquisa-AFIP. Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização Intervenções Comunitárias: Empoderamento Psicossocial com Ênfase em Substâncias-da Universidade Federal de São Paulo.Coordenadora do Curso Substâncias Psicoativas- Processos Formativos dos Profissionais da Rede SAMPA-Saúde Paulistana, da Prefeitura Municipal de São Paulo (2013-2016). Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Pesquisa , com ênfase nos processos intrapsiquico e interpsíquicos , atuando principalmente nos seguintes temas: dependência álcool e outras drogas entre população vulnerada, transtornos de humoar, relacões familiares, grupais e comunitarios. Professora e Colaboradora de Programas de Pós Graduação em Psicologia, Processos Formativos de Profissionais.Coorientadora de teses de mestrado. Autora de vários artigos nacionais e internacionais. Autora de vários livros na área de álcool e outras drogas.

Evelise Birck Rodrigues: Enfermeira pela UFRGS. Especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS. Promotora de Saúde da População Negra. Coordenadora das Políticas de Saúde/Serviço de Atenção Primária/Secretaria Municipal de Saúde de Esteio.

Maria Fátima Olivier Sudbrack: Psicóloga (UFRGS em 1978) ; Mestre en Psicologia Clínica (PUC/RS em 1982); Diplôme d Études Aprofondies (D.E.A en Psychanalise - Université de Paris X, Nanterre em 1984, orientada pelo Prof. Didier ANZIEU) ; Docteur en Psychologie (Université de Paris XIII Villetaneuse em 1987, orientada pelo Prof. Jacques SELOSSE); Especialista em Terapia Familiar ( CEFA- Centre de Formation en Thérapie Familiale/Paris em 1986, orientada por Robert NEUBURGER e Pierre SEGOND). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília ( desde 1988), Professora Titular ( desde 1996), atuando como docente e pesquisadora no Curso de Graduação em Psicologia e no Curso de Pós- Graduação em Psicologia Clínica e Cultura/PPGPsiCC. Coordenadora do laboratório PRODEQUI- Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (desde 1991) que desenvolve ações integradas de pesquisa, ensino e extensão na área das dependências de drogas, envolvendo intervenções sistêmicas e comunitárias em diferentes contextos ( saúde, justiça, educação, assistência) Pesquisadora CNPq ( Bolsista de Produtividade desde 1991). Experiência profissional em psicologia clínica , psicologia jurídica, psicologia comunitária e terapia familiar, atuando principalmente, na temáticas das patologias do agir na adolescência: drogadição, delinquência juvenil, suicídio, violência, construindo metodologias de intervenções psicossociais junto a populações em condições de vulnerabilidade e exclusão social , em especial pelas condições de pobreza. Experiência em editais e gestão de projetos de implantação de políticas públicas na área da infância e juventude junto ao Governo Federal, nas áreas da drogadição ( SENAD) e de adolescentes em conflito com a lei (SDH e MS) e do Governo local/ DF ( SES- Secretaria de Saúde/NASAD e da SEJUS- Subjus de medidas socieducativas), através da educação continuada no ensino presencial e à distância. Membro conselheiro da Rede Nacional de Pesquisa sobre Drogas ( SENAD- Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), Membro da diretoria da ABRAMD (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, como representante Região Centro-Oeste); Coordenadora do Conselho Gestor do PPCAM/DF ( Programa de Proteção a Adolescentes Ameaçados de Morte do Distrito Federal), Presidente eleita ( Salvador, 31/10/2013) da ABRAMD- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE ALCOOL E OUTRAS DROGAS ( gestão 2013-2015)

Helena Maria Becker Albertani: Mestre em Educação: História, Política e Sociedade - PUC SP - 2000, Orientadora Educacional - Faculdade de Educação - UFRGS - 1970, Licenciada em Filosofia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS 1966, Membro da Equipe Técnica Responsável pelo do curso de especialização EAD, organizado pelo CEBID/ Unifesp: "Prevenção do Uso Indevido de Drogas", 2011-2018. Responsável pela criação, coordenadora e docente do Projeto "Drogas Por Quê? Desafios para a Educação" e da "Campanha Bebida Lazer com Responsabilidade" que realizam seminários de formação de educadores e outros profissionais em cidades de diferentes estados do Brasil, desde 2011. Consultora educacional e formadora - assessoria e montagem de projetos nas áreas de gestão da escola, relacionamento humano no trabalho (escolas e outras instituições), formação de professores, prevenção do uso indevido de drogas, sexualidade, entre outras - desde 1998

Luciane Marques Raupp: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela mesma Universidade (2006) e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2011). Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle e do Curso de Psicologia da mesma instituição. Presidente da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD). Representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP-RS) no Conselho Regional de Política sobre Drogas do RS (CONED/RS). Membro do Fórum de Redução de Danos do Rio Grande do Sul (FERD-RS). Representante da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas na Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas (PBPD). Representante da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas na Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos. Representante da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas na Red Iberoamericana de Organizaciones No Gubernamentales que trabajan en Drogas y adicciones (RIOD). Possui experiência nas áreas de Psicologia Social Comunitária, Saúde Coletiva e Memória Social, com ênfase nas áreas de estudos sobre psicoativos; redução de danos; juventudes; violência e políticas públicas.

Nino Marchi: Psicólogo Clínico com formação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui especialização em Dependência Química Pela UNIFESP. Pesquisador Colaborador do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) UFRGS, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Mestrando através do Laboratório de Análises e Pesquisas em Toxicologia (LABTOXICO), pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas, na UFRGS.

Pollyana Santos da Silveira: Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Mestrado em Psicologia com ênfase em Processos Psicossociais em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Doutorado em Ciências da Saúde no Departamento de Psicobiologia, junto a Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora do Centro de Referência, Pesquisa e Intervenção em Álcool e Outras Drogas (CREPEIA-UFJF . Professora adjunta e membro permanente do programa de Mestrado em Cognição Social da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora Colaboradora do Programa de Mestrado em Psicologia da UFJF (PPG-PSI). Membro da Rede Latino Americana para Estudos Sobre Estigma, desenvolvendo treinamento e capacitação para profissionais de saúde para redução de estigma.

Roselane Santos dos Santos: Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (2007), Pós-graduação em Terapia Familiar e de Casais pela Universidade do Vale do Rio do Sinos, Psicopedagogia, pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em Neurocognição e Aprendizagem, pelo Instituto Evangélico de Novo Hamburgo e Mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa (MVD). É nomeada orientadora educacional da Prefeitura Municipal de Esteio. Nesta rede, já desempenhando a função de referência pedagógica junto aos orientadores educacionais e aos profissionais dos laboratórios de aprendizagem. Atualmente, desenvolve atividades como assessoria escolar na referida rede municipal e atendimento clínico em psicopedagogia, terapia familiar e de casais junto ao Espaço Reconhecer, no município de Canoas. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem, Orientação e Aconselhamento.

Samantha Torres: Professora da Escola de Saúde e Bem Estar do Centro Universitário FADERGS. Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI/UFRGS/2016), sendo orientada junto ao grupo "Mídia, Ideologia e Representações Sociais" coordenado pelo Prof. Dr. Pedrinho Arcides Guareschi. Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2013), na graduação, integrou o grupo PET (Programa de Educação Tutorial/MEC), atuando como Bolsista no âmbito do ensino, pesquisa e extensão junto ao curso de Psicologia da PUCRS (2007-2012). De 2016 a 2017 trabalhou como Psicóloga na equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) da cidade de Viamão/RS. Integra, desde 2012, a Rede Multicêntrica como Colegiado gestor e Docente nos cursos de formação ofertados para trabalhadores das áreas da Saúde, Educação, Segurança e Assistência. Possui experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Psicologia Institucional atuando, principalmente, nos seguintes temas: Gestão Pública, Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Movimento das Minorias Ativas, Direitos Humanos, Mídia Radical, Análise Institucional, Educação Popular. Possui experiência e interesse no campo da Gestão, Pesquisa e Ensino.

Tatiana de Castro Amato Locatelli: Pesquisadora de pós doutorado, Doutora e Mestre pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Psicóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadora colaboradora do NEPSIS (Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias) da UNIFESP. Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas - ABRAMD e coordenadora do Grupo ABRAMD Educação (SP). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em educação sobre drogas no ambiente escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: redução de riscos e danos devido ao uso de álcool, aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas por estudantes e formação de profissionais para atuação na área de álcool e outras drogas.

Silva & Pereira, Rua do Ouro 797, 4150-555 Porto, 226 106 312
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora